AULA PR TICA 2 FARMACOGNOSIA II
Bianca Andrade, Célia Souza, Cíntia Gonçalves,
Dirlene Luiza, Elaine Simões, Jéssica Santana.
PROCESSOS EXTRATIVOS: PERCOLAÇÃO
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA
Março 2015
INTRODUÇÃO
A percolação é uma das técnicas mais eficientes para a extração de componentes ativos de drogas vegetais. Caracteriza-se pela extração exaustiva de substâncias ativas. Consiste em submeter a droga pulverizada, previamente macerada e devidamente armazenada em um recipiente cilíndrico ou cônico, à ação de um solvente que atravessa toda extensão do recipiente, se deslocando de cima para baixo. O produto obtido é denominado de percolado. Diferentemente da maceração, a percolação é uma operação dinâmica, indicada na extração de substâncias ativas presentes em pequenas quantidades, quando estas são poucos solúveis ou ainda quando o preço da droga vegetal é relativamente alto.
MATERIAIS E MÉTODOS
Boldo pulverizado
Funil de separação
Algodão
Suporte (funil de separação)
Álcool
Béquer
Bastão de vidro
Bico de Bunsen
Suporte (Tela de amianto)
Pesou-se 5 gramas de boldo pulverizado e foi colocado em um funil de separação contendo algodão, em seguida o boldo foi transferido para o funil de separação e adicionado 16 ml de álcool (líquido extrator do boldo). A mistura ficou em maceração por 8 minutos. A solução com o algodão foi comprimida com o auxílio de um bastão de vidro até gotejar no béquer. Por último a torneira do funil de separação foi fechada e o líquido extraído foi aquecido até formar um fluido.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Observou- se que a solução ao ser aquecida ficou um aspecto fluído e não uma solução xaroposa no qual seria a expectativa do experimento. Certos fatores interferem na extração de uma matéria prima como pouco líquido extrator, perda de matéria prima na vidraria utilizada, umidade e com isso o produto final sofre modificações. Vantagens do método percolação: não ocorre a saturação do solvente, o que torna a extração mais eficiente.
Desvantagens: