Contas a receber
Instituto de Ensino Superior Cenecista
Ciências Contábeis
CONTAS A RECEBER
Mardem Felipe Pereira Rocha
Rozalha C. Nery
Unaí – MG
Maio/2013
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade
Instituto de Ensino Superior Cenecista
Ciências Contábeis
CONTAS A RECEBER
Mardem Felipe Pereira Rocha
Rozalha C. Nery
Professor (a)
Daniel - Mestre
“Trabalho apresentado em cumprimento às exigências acadêmicas da disciplina Teoria da Contabilidade do Instituto de Ensino Superior Cenecista”
Unaí – MG
Maio/2013
Contas a Receber
4.1 Introdução
As contas a receber representam, normalmente, um dos mais importantes ativos das empresas. São valores a receber decorrentes de vendas a prazo de mercadorias e serviços a clientes, ou oriundos de outras transações. Essas transações não representam o objeto principal da empresa, mas são normais e inerentes a suas atividades.
Por esse motivo,é importante a segregação dos valores a receber, relativos a seu objeto principal(clientes), das demais contas. As contas a receber são desmembradas em montantes a receber de clientes comerciais, contas a receber de partes relacionadas, pré-pagas e outros montantes, que podemos denominar outros créditos. Essas contas são normalmente realizáveis no decurso do exercício seguinte a data do balanço e fazem parte, portanto, do ativo circulante. Todavia, podem também ter vencimentos a longo prazo, em casos especiais de vendas a prestação etc., quando, então, as parcelas recebíveis após o exercício seguinte devem ser classificadas no ativo não circulante.
4.2 Clientes
4.2.1 As contas e sua classificação
A conta Duplicatas a Receber está segregada nas subcontas de clientes e controladas e coligadas. Essa subdivisão é útil para facilitar o destaque no balanço das duplicatas a receber de coligadas e controladas para sua menção na nota explicativa de investimentos ou transações entre partes relacionadas e elaboração de