Contas a receber
Definição
Após o faturamento é gerado o “contas a receber”.
São bens e direitos que se espera sejam transformados em ativos. Ou seja, disponibilidades; dinheiro. Pode ser através de duplicatas, faturas, contratos, ordem de pagamentos e etc. dentro de um devido prazo
Onde, de acordo com o faturamento, a empresa poderá cobrar o cliente. Esta cobrança poderá ser feita através da rede bancária ou em carteira.
Através da rede bancária – o borderô de cobrança pode ser gerado através de um arquivo configurado pelo banco onde serão lançados todos os dados daquela nota fiscal e enviado eletronicamente direto para o banco. Em alguns bancos o arquivo não é gerado a parte, a cobrança é cadastrada no próprio site do banco. Então, o banco se encarrega de emitir os boletos e enviar para os endereços cadastrados em tempo hábil para o pagamento. Este procedimento é chamado de cobrança registrada. Cada banco tem suas tarifas e taxas de acordo com contrato. (guarde sempre os contratos efetuados com os bancos, mantenha seu arquivo em ordem, nunca sabe quando vai precisar dele).
A cobrança bancária sem registro é aquela onde você imprime o boleto e envia para o cliente, juntamente com a nota fiscal ou por correio. Neste caso a vantagem é que pagará menos tarifas.
Cobrança em carteira é aquela onde o título não é enviado a banco. A empresa mantém um “follow-up” diário e cobra o cliente de acordo com o vencimento. Neste caso o cliente fará um depósito.
CAPÍTULO I
Na economia atual, a transação comercial abrange algum tipo de operação de crédito ou, no mínimo, a concessão de um período de carência para o pagamento. Assim, clientes e fornecedores que compram e vendem a prazo ou em condições especiais devem ser considerados, ao mesmo tempo, os melhores amigos da empresa, pois, juntamente com seus funcionários viabilizam o negócio.
O sucesso de todo empreendimento depende da capacidade de administração da dívida, que se forma como elemento essencial ao