Contas a receber
Um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe, são os créditos a receber originários de suas vendas a prazo. A administração da carteira de crédito e a tomada de decisão baseada nas contas a receber é a essência da estabilidade financeira da empresa uma vez que o recebimento das vendas é o ponto de partida e a sustentação das demais áreas funcionais da organização.
2. PERGUNTA CHAVE
Por que as empresas assumem o risco de vender à prazo?
3. CITAÇÃO
Para Hoji, (2000, p. 129):
“As vendas a prazo geram riscos de inadimplência e despesas com analise de credito, cobrança e recebimento, mas alavancam as vendas, isto é, aumentam o volume de vendas e, consequentemente, o lucro. As vendas a prazo são condições necessárias para aumentar o nível de operações e o giro dos estoques e, assim, ganhar a escala e maximizar a rentabilidade.”
4. INTERPRETAÇÃO
Vender somente a vista, no mercado atual, é praticamente impossível. Com a acirrada conquista por clientes, um dos pontos que mais chamam a atenção dos consumidores é a facilidade na obtenção de crédito. Para que as empresas consigam elevar suas vendas e ganhar mais é preciso fazer a concessão de crédito aos clientes. Além disso, segundo Scherr (1989), Empresas com grande sazonalidade da demanda têm no crédito um incentivo para que clientes comprem mercadorias e serviços de forma mais regular, evitando o problema de concentração de vendas em determinados períodos. Entretanto essa disposição assumirá custos e riscos à empresa que deverão ter padrões para atenuá-los, garantindo uma boa administração de Contas a Receber.
5. RECOMENDAÇÃO
Uma boa administração das Contas a receber deve ter a política de crédito como base, pois é com ela que se define como a empresa tomará decisões quanto a assuntos como a concessão de créditos, dos riscos, formas de cobrança e garantias. Uma política de cobrança também deve ser apresentadas aos clientes no momento da venda junto a política de crédito. Conforme Hoji