Contas monetarias
Faculdade de Administração de Finanças – FAF
Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Contabilidade Social
Professor: Saraiva
Contas Monetárias e Financeiras
Rio de Janeiro / 2014
Moeda e Sistema Financeiro
O sistema financeiro de uma nação é constituído pelo conjunto de instrumentos, instituições e seu mercado financeiro.
Instrumentos financeiros
São emitidos por instituições financeiras, empresas e pelo Governo. Podem ser classificados como sendo de propriedade ou de dívida. Os títulos de propriedade são representativos de um ativo real, ou seja, através de detentores participando da propriedade daquele ativo. Os de dívida representam uma dívida para quem o emite.
Instrumentos emitidos por instituições financeiras
Depósito à vista - não é remunerado, mas possui o maior grau de liquidez.
Depósito a prazo - é a maior fonte de captação de recursos dos bancos. Eles têm prazos predeterminados e seus rendimentos podem ser pós ou pré-fixados.
Depósito de poupança - é remunerado de acordo com a variação da TR acrescida de 0,5 ao mês, possui liquidez.
Letra de Câmbio - produto de renda fixa indexado ao CDI.
Letra Hipotecária - emitida apenas por instituições autorizadas a conceder este tipo de financiamento. Não possuem liquidez e rendem TR e mais uma taxa de juros ou são indexadas a um índice de inflação.
Instrumentos financeiros emitidos por empresas não financeiras
Ação - representa a propriedade de uma fração da empresa emissora. Sua valorização varia de acordo com o do mercado acionário.
Debêntures - título de dívida emitido por sociedade de capital aberto ou fechado. Pode ser negociada no mercado secundário e rende juros fixos ou variáveis.
Nota promissória - também conhecida como commercial papers, tem vencimento que varia de 30 a 180 dias, seu rendimento é prefixado e não é oferecida garantia pela empresa emissora.
Títulos de Tesouro Nacional
Assim