Análise do arranjo físico da empresa MCDONALDS
Descrição da Empresa
O McDonald's é um FastFood internacional atuante em 118 países, com cerca de 1,5 milhões de funcionário que atendem mais de 47 milhões de clientes/dia (2005). A sua alta competitividade é decorrente de sua forma de organização da produção. Esta é o principal fator que possibilita a melhor gestão de operações. Assim, para tornar-se competitivo a empresa alinhou-se a três dimensões principais: menor tempo e maior confiabilidade de entrega; alta qualidade de seus produtos de acordo com a clientela; e apresentar uma produção flexível com a demanda. A fim de atingir essas vantagens o McDonalds utiliza-se do arranjo físico celular.
Processo Produtivo
A análise é voltada para a produção de sanduíches e empanados, visto que sobremesas, bebidas e batatas fritas estão em um fluxo relativamente simples de operação.
Layout produtivo da loja Os ingredientes são encontrados no freezer, os pães são enviados para as tostadeiras e os hambúrgueres às chapas. Após, os sanduíches de carnes mais finas são encaminhados para a célula A, e os de carnes mais grossas à célula B. Nas células, são terminadas as montagens dos sanduíches (saladas, molhos, queijos), concordante com as receitas. A seguir, os sanduíches são embalados e dispostos na estufa. Um operador que se posiciona entre as duas células e a estufa controla a produção tendo como base uma previsão de consumo para cada hora de cada turno de produção.
Os empanados e os sanduíches de frango são montados na célula C. Os operadores recebem a ordem de produção do mesmo chamador de produção citado anteriormente. Após o preparo, os empanados e os sanduíches de frango são montados e encaminhados para a estufa central.
Análise e Proposição de Melhorias
Programação de produção passada verbalmente dificulta o controle de produção. Como proposta de melhoria, se sugere desenvolver um sistema de controle de produção visual.
Há uma perda de movimentação dos