Contas Extrapatrimoniais
1- Sobre a estrutura organizacional:
A principio as duas empresas se parecem no que se refere a organização dos setores e independência, pois independente do seu porte, hoje temos um modelo de gestão mais autônoma implantada em empresas tanto de pequeno, médio ou grande porte.
2- Com relação ao grau de formalização da empresa:
Podemos observar nesse tópico que as duas empresas trabalham com criação de organograma, porem a de maior porte possui bem mais sub-divisões, porem no que tange as responsabilidades, direitos e deveres dos funcionários temos uma organização melhor na empresa de menor porte, com suas regras estabelecidas por escrito e a de maior porte ainda adota uma maneira informal de estabelecer as condições diretamente ao funcionário.
3- Os fluxos dos trabalhos e atividades que cada departamento, setor ou funcionário deve realizar são mapeados e descritos por meio de algum documento?
As duas empresas tem um procedimento de comunicação bem definida com a utilização da ferramenta virtual atrelada as tradicionais como telefone e boca a boca, porem no ponto de autonomia gerencial a empresa de maior porte da mais poder de decisão aos gerentes e as de menor porte quase sempre solicita que a diretoria participe diretamente da decisão e resolução do problema. No ponto de autonomia dos funcionários sem cargo de chefia, ambas não trabalham com a metodologia de sempre ser levado a questão ao encarregado, assim deixando os subordinados sem qualquer poder de decisão.
4- Com relação à atividade gerencial de comando e controle (amplitude de controle).
Ambos gestores nas duas empresas possuem números parecidos de subordinados, porem na de maior porte a responsabilidade pelo desempenho correto do trabalho é cobrada com maior rigor expondo até mesmo o cargo caso resultado desejado não seja obtido, tendo em vista que cursos para capacitação são oferecidos, mas anualmente. Por outro