Operacoes Contabilistas Correntes
INTRODUÇÃO 3
I. OPERAÇÕES CONTABILISTAS CORRENTES 4
1.1. Operações Correntes 4
1.1.1. Resgates 4
1.1.2. Subscrições 5
1.2. Rendimentos Aos Participantes 5
1.3. Operações Com a Carteira De Títulos e Participações 6
1.4. Operações Sobre Activos Imobiliários 6
1.5. Operações Em Moeda Estrangeira 8
1.5.1. Operações à Vista (Spot) 8
1.5.2. Operações a Prazo (Forward) 9
1.5.3. Operações De “Swap” De Moeda 9
1.6. Operações a Prazo 9
1.6.1. Contratos a Prazo De Taxa De Juro (“FRAs”) 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho que tem como tema: Operações Contabilistas Correntes procura apresentar o esquema contabilístico de algumas operações realizadas pelos fundos de investimento, particularmente as operações correntes relacionadas com subscrições, resgates e a carteira de títulos e participações e de activos imobiliários, bem como, de operações a prazo e de divisas.
Não é objectivo deste trabalho apresentar a contabilização de todas as operações do fundo, mas tão somente referir os aspectos fundamentais na contabilização daquelas que sejam passíveis de algumas dúvidas ou diferentes interpretações das sociedades responsáveis pela sua gestão, quer pela estrutura preconizada para as contas do plano, quer pela reduzida tradição na contabilidade das operações a prazo e de divisas.
Também, para efeitos de simplificação, não serão utilizadas as extensões das contas previstas para o tipo/entidade e para a localização.
I. OPERAÇÕES CONTABILISTAS CORRENTES
1.1. Operações Correntes
1.1.1. Resgates
Nesta operação deve ser registado o pedido de resgate na data a que se reporta, bem como a entrega da quantia ao participante. Também o valor do resgate deve ser repartido, por categoria, entre valor base, diferença imputável a valias não realizadas e diferença imputável a rendimentos distribuíveis.
O montante a pagar ao participante decorrente do pedido de resgate, será contabilizado na correspondente conta de terceiros (classe 4) até ao