Contar Histórias uma Arte sem Idade
POLO: FRANCA/SP
FICHAMENTO CONTAR HISTÓRIAS – UMA ARTE SEM IDADE
TUTORA Á DISTÂNCIA: LEILA MARIA HOMSIKERBAUY
ALUNA: FABÍOLA VIFEAM VICENTE TOBIAS REIS
R.A: 1089640
TURMA: 22
FRANCA/ SP
2013
CONTAR HISTÓRIAS UMA ARTE SEM IDADE
A OBRA DE BETTY COELHO
INTRODUÇÃO
A autora Betty Coelho nos apresenta neste livro sua experiência com a leitura, que foi adquirida durante seu estágio no curso de Magistério. Betty na convivência com as crianças observou que os alunos se interessavam em histórias e resolveu colocar em prática algumas técnicas de leitura, que proporcionou as crianças o uso da imaginação e a resolução de conflitos. O contar história exige que façamos um roteiro, elaborando e ligando diversos fatores, principalmente, a faixa etária onde as história s devem ser escolhidas de acordo com o interesse dos alunos.O uso adequado de recursos materiais para apresentar a história, ajuda a desenvolver várias percepções nas crianças.
1º Capítulo
A autora nos fala sobre a escolha da história, deixando claro que é preciso passar por uma seleção material, adaptação verbal e acima de tudo atender a faixa etária e aos interesses da criança. As histórias são assimiladas pelas crianças de acordo com seu desenvolvimento.
Na fase pré-mágica até os três anos, a história deve ter ritmo e repetição. Na fase mágica que atende mais ou menos crianças de até sete anos é a fase do conte outra vez. (p.16). Na idade escolar as crianças de primeira e segunda série gostam de histórias de contos de encantamento, numa fase posterior, os contos de fadas ocuparão a imaginação das crianças.
2º Capítulo
A autora ressalta a importância da escolha da história, o embasamento na introdução que é a parte inicial e preparatória, pois, é onde conseguimos criar um clima e dar ênfase aos detalhes.
3º Capítulo
Neste capítulo a autora nos apresenta a importância do uso de livros, gravuras e desenhos,