Contabilidade nacional
Nome da escola: Escola Secundária Dr. Serafim Leite
Disciplina: Economia
Nome do professor: António
Tema: Módulo 8 – A Economia Portuguesa na Atualidade
Subtema: Recursos Humanos - Taxa de Retenção e de Abandono Escolar
Autor:
Data de entrega: 8 de Junho de 2012
Índice
Introdução 4
Insucesso e Abandono Escolar em Portugal 5
Taxa de Desemprego em Portugal 8
Despesas com a Educação 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
A economia dos recursos humanos pode ser definida como sendo a aplicação dos princípios da economia do trabalho a problemas que ocorrem dentro da firma e fora de uma firma, ou de um serviço publico e que estão relacionados ao mercado interno de trabalho. Este é um campo que tem crescido em importância dentro da moderna economia do trabalho, tanto do ponto de vista teórico, empírico, bem como sua relevância prática para administração e estratégia competitiva.
A economia dos recursos humanos (personnel economics) representa uma nova tendência de pesquisa e aplicação da teoria económica relacionada ao mercado de trabalho que procura concentrar-se no que ocorre no mercado de trabalho, e procura analisar as organizações e os problemas relacionados com a administração dos recursos humanos combinando rigorosas teorias económicas e evidências empíricas.
A economia dos recursos humanos é capaz de prover um modo rigoroso, e em muitos casos, superior a outros campos no que diz respeito às questões dos recursos humanos do que as abordagens sociológicas e psicológicas.
Insucesso e Abandono Escolar em Portugal
Abandono escolar? Insucesso?
Nos dias de hoje ir a escola parece uma coisa normal para muitos de nós, mas na realidade ainda existe muito abandono escolar e não só existe também o insucesso.
Como se pode verificar neste gráfico: * Estes dois fenómenos estão associados, a retenção