Contabilidade Nacional
Introdução.
Na contabilidade nacional, há uma grande variedade de agregados como o produto interno bruto - o mais conhecidoo rendimento disponível, a poupança e o investimento. A medição e o desenvolvimento destes agregados macroeconómicos ao longo do tempo é objecto de interesse para os decisores políticos e económicos. Outros dados, como as tabelas de input-output mostram como as indústrias interagem entre si durante o processo produtivo.
Este trabalho vai ser executado no âmbito da disciplina de Economia de Política. O trabalho vai surgir no âmbito da aprendizagem do tema “Contabilidade Nacional”. Este trabalho vai permitir que nós façamos uma síntese da matéria conjugando com a análise de casos práticos da economia real, como análise da evolução do PIB, das Taxas de Inflação e das Taxas de Juro. Com este trabalho pretendemos ficar com uma visão real do estado da economia nacional.
Capitulo I: Contabilidade Nacional
A contabilidade nacional (CN) ou sistema nacional de contas (SNC) é um instrumento que representa, sintetiza e quantifica as transacções realizadas de uma economia. Apesar de partilhar muitas características com a contabilidade das empresas, a contabilidade é baseada em agregados económicos.
Conceito:
Contabilidade Nacional “é o conjunto de técnicas e operações que procuram apurar o valor de determinadas grandezas económicas e sociais de um país durante um período determinado (em regra um ano), visando o estudo quantitativo das relações económicas essenciais, graças a jogos de contas articuladas entre si”.
A Contabilidade Nacional é um instrumento estatístico que procura fornecer uma representação sintética da realidade económica de um país, o que se torna indispensável a todos os responsáveis das decisões económicas, tanto os poderes políticos como as empresas.
Nota: A contabilidade nacional, esta ligada a análise macroeconómica. Ela procura também descrever e medir fenómenos fundamentais