CONTABILIDADE NACIONAL
É um Sistema contábil que permite a avaliação da atividade econômica em um determinado período de tempo, fornecendo estatísticas e hierarquizando fatos econômicos para que possam ser analisados de forma coerente.
2) Por que a Contabilidade Nacional é também chamada de Contabilidade Social?
Porque esta denominação permite inferir o grau de desenvolvimento social de um país e os benefícios advindos para toda a população por meio do desenvolvimento econômico.
3) Qual o objeto de estudo da Contabilidade Nacional?
O objeto de estudo desta ciência são as transações monetárias que decorrem do processo de produção e que nos possibilitam verificar o desempenho de uma economia ao longo do tempo. É feito pelo uso de modelo econômico representado matematicamente, descrevendo a relação entre as variáveis econômicas, que são testadas empiricamente para estimularem os efeitos ou as mudanças em um provável resultado final. As informações geradas pela contabilidade nacional permitem comparações internacionais, como as taxas do PIB de diversos países.
4) O que são Contas Satélites?
São estatísticas destinadas a atender objetivos específicos – de cada país- em uma Contabilidade Nacional.
5) O que são os “agregados macroeconômicos”?
São as principais medidas da economia, que nos dizem: quanto foi produzido, consumido, investido e quanto de renda foi gerada e como foi apropriada, ou seja, o que é medido pela contabilidade nacional é o resultado agregado dos movimentos individuais da economia. Assim vale destacar que a moeda sendo a variável que permite quantificar os agregados econômicos, é tão importante manter a estabilidade monetária de um país.
6) Qual o conceito de Fluxo circular da renda?
Este fluxo funciona como um diagrama que permite estabelecer e explicar os principais agregados macroeconômicos, visualizando as relações de troca entre os setores que originam o processo de produção. Nas