Contabilidade nacional
Introdução pág. 2
Contabilidade Nacional pág. 3
Conceitos necessários à Contabilidade Nacional pág. 4
Produto Nacional e Produto Interno pág. 7
Cálculo do Produto pág. 8
Rendimento Nacional e Rendimento Disponível pág. 10
Limitações da Contabilidade Nacional pág. 13
Conclusão pág. 14
Bibliografia pág. 15
Introdução
No âmbito da disciplina de Economia, foi-nos solicitado pela professora Teresa Alves, a elaboração em grupo de um trabalho cujo tema é a Contabilidade Nacional.
A realização deste trabalho tem como objectivo, fazer pesquisas e apresentar por escrito o resultado da pesquisa sobre Contabilidade Nacional. Apresentamos também os conceitos necessários à Contabilidade Nacional, o Produto Nacional e Produto Interno, o cálculo do Produto, o Rendimento Nacional e Rendimento Disponível, as Limitações da Contabilidade Nacional e as conclusões que retirámos com a elaboração deste trabalho.
Contabilidade Nacional
É indispensável a existência de um registo que permita identificar o que é produzido por cada país e responder a questões como: - Quem ou quais os agentes que produziram? - Qual ou quais os gastos necessários à produção? - Qual ou quais os destinos dessas produções?
Estas informações são-nos fornecidas pela Contabilidade Nacional.
O que é a Contabilidade Nacional?
É uma representação simplificada e quantificada da economia de um país que obedece a normas convencionadas e codificadas. É um importante instrumento da macroeconomia. É o equivalente para os grandes agregados macroeconómicos da tradicional contabilidade das Empresas.
A contabilidade nacional tem como objectivos: - Proporcionar a informação necessária para a comparação entre economias; - Estudar a evolução de uma economia ao longo dos tempos; - Fornecer dados necessários à previsão económica e à tomada de decisão.
Conceitos