Contabilidade nacional
Noção de Contabilidade Nacional?
A Contabilidade Nacional é uma representação quantificada da economia de um país que obedece a normas convencionadas e codificadas. Funciona como instrumento de análise de situação económica, de quantificação dos objectivos de política económica e de controlo do modo como as metas económicas vão sendo cumpridas.
É, por isso que é, indispensável a existência de um registo que permita identificar o que é produzido por cada país e responder a questões como: * Quem ou quais os agentes que produziram * Qual ou quais os gastos necessários à produção * Qual ou quais os destinos dessas produções
Para obter a resposta a estas e outras perguntas, temos de utilizar dados relativos ao valor da produção, aos gastos associados ao processo produtivo e aos destinos dados à produção. Esta informação é recolhida e tratada por organismos oficiais e divulgada à comunidade.
A Contabilidade Nacional, para dar uma visão simplificada da economia, considera a actividade económica como uma maqueta onde são identificados os principais actores económicos responsáveis pela actividade económica e as relações económicas estabelecidas entre eles. As operações entre os actores económicos aparecem quantificadas num sistema articulado, Sistema de Contas.
Deste modo, através da Contabilidade Nacional ficamos a conhecer os principais responsáveis e as operações realizadas pelos mesmos na actividade económica, bem como os mecanismos essenciais para preverem a sua evolução futura.
Objectivos da Contabilidade Nacional
A Contabilidade Nacional tem como objectivos: * Proporcionar a informação necessária para estabelecer comparações entre economias ( comparações no espaço) através de dados estatisticos das economias para que, por exemplo se possa comparar o PIB ou/e o PNB de duas economias distintas, e assim, conseguir apurar qual das duas é economicamente mais forte. * Estudar a evolução de uma economia ao longo dos