Coloração de gram
Eixo de biológicas
Amanda de Souza Romito
Julia Zagari
Rafaella Demarqui
Rodrigo Osele
Bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas
São Paulo
2013
Centro Universitário São Camilo
Eixo de biológicas
Amanda de Souza Romito
Julia Zagari
Rafaella Demarqui
Rodrigo Osele
Bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................ 2. OBJETIVO...................................................................................... 3. MATERIAIS.................................................................................... 4. PROCEDIMENTO.......................................................................... 5. DESENVOLVIMENTO.................................................................... 6. CONCLUSÃO.................................................................................
1. INTRODUÇÃO
A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram, que consiste no tratamento contínuo de um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com a bactéria de coloração violeta, lugol, álcool e fucsina. Essa técnica permite a separação de amostras bacterianas em Gram-positivas e Gram-negativas e determina a forma e tamanho das amostras analisadas.
2. OBJETIVO
Observar o que acontecerá com as bactérias gram-positivas e gram-negativas após o procedimento completo realizado na aula de laboratório.
3. MATERIAIS:
- microscópio
- lâmina
- óleo de imersão
- bico de Bursen
- alça de microbiologia
4. PROCEDIMENTO: 1. Acender o bico de Bursen (chama azul) 2. Flambar a alça de microbiologia 3. Semear a amostra na lâmina 4. Esperar secar 5. Passar por cima da chama para fixação 6. Bactéria de coloração:
- violeta (lavar)
- lugol (lavar)
- álcool (lavar)
-