Coloração de Gram
Introdução................................................................................. 1
Materiais.................................................................................... 2
Métodos ..................................................................................... 3
Resultados ................................................................................. 4
Discussão ................................................................................... 5
Conclusão .................................................................................. 6
Referencias Bibliográficas ......................................................... 7
Introdução
O método de Coloração de Gram foi desenvolvido na época de 1884, pelo médico Hans Christian Joachim Gram. É um dos mais importantes métodos de coloração utilizados em laboratórios de microbiologia e de análises clínicas, sendo quase sempre o primeiro passo para a caracterização de amostras de bactérias.
A técnica tem como importância clínica avaliar as bactérias e infecções caracterizando-as como Gram-positivas e Gram-negativas através de esfregaços com substâncias, como, Cristal Violeta, Lugol, Álcool Cetona, Fucsina e Água, permitindo obter informações sobre tais bactérias.
O método consiste no tratamento de uma amostra de uma cultura bacteriana crescida em meio sólido ou líquido, com um primeiro corante, o cristal violeta, seguido de tratamento com um fixador, o lugol. Tanto bactérias Gram-positivas quanto Gram-negativas absorvem de maneira idêntica o primeiro corante e o fixador, adquirindo uma coloração roxa devido à formação de um complexo cristal violeta, insolúvel em seus citoplasmas. Segue-se um tratamento com um solvente orgânico, o álcool-cetona. O solvente dissolve a camada lipídica das membranas externas das bactérias Gram-negativas e o complexo cristal violeta é removido, descorando as células. Por outro