Osmose
ARAQUARI
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 03 – INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DO MEIO SOBRE A CÉLULA ANIMAL E VEGETAL E PERMEABILIDADE SELETIVA DA MEMBRANA PLASMÁTICA
ARAQUARI
MARÇO/2014
1. INTRODUÇÃO
Todas as células, tanto as procarióticas como as eucarióticas, são envolvidas por membranas plasmáticas, que definem o limite celular e separam o conteúdo interno do ambiente externo. Funcionando com barreira seletiva para a passagem de moléculas, a membrana plasmática define a composição do citoplasma. Enfim, isso define a real identidade da célula, e por isso a membrana plasmática é uma das estruturas mais fundamentais da evolução celular. A membrana plasmática das células atuais é composta tanto por lipídeos como por proteínas. A estrutura básica da membrana plasmática é a bicamada lipídica que é impermeável para a maioria das moléculas solúveis em água. A passagem de íons e da maioria das moléculas biológicas através da membrana plasmática é assim mediada por proteínas, que são responsáveis pelo tráfego seletivo de moléculas para dentro e para fora da célula. Outras proteínas da membrana plasmática controlam a interação entre células de organismos multicelulares e servem como sensores através dos quais as células recebem sinais do ambiente ao seu redor. A membrana plasmática desempenha assim uma função dupla: ela isola o citoplasma, assim como intermedeia as interações entre a célula e seu ambiente.
2. OBJETIVO
Observar e compreender a influência da concentração do meio sobre a integridade de células animais e vegetais bem como o mecanismo da permeabilidade seletiva da membrana plasmática.
3. METODOLOGIA
Atividade 1 – Avaliação da permeabilidade seletiva da membrana plasmática da levedura Saccharomyces cerevisiae. Materiais: Lâmina, lamínula, pipeta pasteur, tubo de ensaio, bico de Bunsen, suspensão de levedura em água, corante vermelho congo 1%, microscópio óptico comum.