Coloração de Gram
CURSO TÉCNICO EM QUIMICA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
COLORAÇÃO DE GRAM
DIEGO SANTOS DA PAIXÃO
ELIANE APARECIDA DE OLIVERA
HENRIQUE APARECIDO BARRETO
JOSIMAR GOMES DA SILVA
PROFESSORA: ALINE
ITATIBA
MAIO 2014
SUMÁRIO
Introdução, Objetivo, Relatório................................................................................01
Continuação relatório, Conclusão............................................................................02
Instrumentos, Bibliografia.........................................................................................03
Introdução Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de micro-organismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina em laboratórios de bacteriologia.
Objetivo
Após os testes realizados ira obter um resultado sobre os aspectos da amostra.
Relatório
Amostra 05 A amostra estava em uma incubadora Analise Em uma lamina limpa foi inserida uma gota de H2O logo após com uma alça foi retirado uma amostra da biomassa que estava na incubadora, ficando na lamina por aproximadamente 20 minutos para a secagem da amostra, para a fixação da biomassa passamos duas vezes no bico de bunsen (fogo). Adicionado o Cristal Violeta (corante) e ficou por 1 minuto percebeu -