Questionário Leishmaniose
Malária, tracoma, febre amarela, influenza, pneumonia, sarampo e varíola.
2. O que significa morbimortalidade?
Incidência das doenças e/ou dos óbitos numa população.
3. O que são leishmanioses?
Um conjunto de doenças parasitárias causadas por mais de 20 espécies de tripanossomatídeos do gênero Leishmania, cujo parasita digenético é transmitido por insetos vetores dos gêneros Lutzomya e Psichodopygus.
4. Quais as evidências para se afirmar que as espécies de Leishmania estão relacionadas a doenças humanas desde a antiguidade?
Sugeridas em antigas peças de cerâmica originárias do Peru e Equador. Essas peças retratavam rostos humanos com deformações graves bastante similares às causadas pela leishmaniose mucocutânea. Ademais, historiadores da época da colonização ibérica relatavam com freqüência a ocorrência de lesões cutâneas nos habitantes nativos. Em 1571, Pedro Pizarro descreveu a desfiguração de narizes e lábios de plantadores de coca que trabalhavam na base das encostas orientais das Cordilheiras dos Andes. Como atualmente a Leishmaniose mucocutânea é reconhecidamente endêmica nesta área, é bastante provável que aquele historiador se referisse a esta doença.
5. Qual o significado de parasita digenético para as espécies de Leishmania?
Porque o parasito tem 2 formas evolutivas: no hospedeiro animal e/ou humano, adotando a forma de amastigota;
Entre os vetores e adquire a forma promastigota.
6. Defina os termos zoonose, antropozoonose e antroponose para a leishmaniose.
Afetam animais silvestres e domésticos (zoonose) e acometem o homem de forma acidental, o qual também pode ser considerado agente disseminador da doença (antroponose).
7. Quem foi Gaspar Vianna e qual a sua importância na história da leishmaniose?
Inicialmente, acreditava-se que o parasita causador deveria ser denominado Leishmania