Relatório 1 ensaio de tração
2 Alunos de graduação da disciplina Materiais de Construção de Engenharia (2º/2012) - Faculdade do Gama, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil.
1 Introdução Em um ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a uma força de tração, acrescida de forma gradual, que promove uma deformação progressiva de aumento de comprimento deste. Uma barra cilindrica de aço fora utilizada no ensaio supracitado, de modo que com o efeito da aplicação de tensão obteve-se também a deformação do material. Posteriormente, com a construção do gráfico tensão versus deformação, foi possível analisar as propriedades mecânicas do material em estudo, tais como ponto de escoamento, tensão e deformação de ruptura, resiliência, ductilidade e tenacidade.
2 Materiais e Métodos
Materiais
- Medidor de força;
- Barra de Aço(como teste de prova;
- Extensometro
- Máquina de Tração
Procedimento
Primeiramente, fixionamos a barra na máquina de tração,e colocamos o extensometro na barra de aço,depois a própria máquina plotara um gráfico a cada deformação.
3. Resultados e Discussões As propriedades dos matérias estão associadas à sua estrutura cristalina [4]. No experimento em estudo, temos uma barra de aço cristalina, ou seja, existe ordem de longo alcance na disposição dos átomos. Tal fato resulta em um material cristalino,onde os atomos se encotram ordenados sobre longas distâncias atomicas.Depois de submetido ao ensaio de tração, a barra de aço possui um dado alongamento
Figura 1 – Ilustração de um material isotrópico com grãos mais distribuídos(a) e de um material anisotrópico com grãos maiores (b). A Tabela 1 elucida de modo simplificado as características de uma barra de aço depois do ensaio de tração.
Tabela 1 – Comparativo do canudo antes e após o ensaio de tração.
Características
Barra Normal Barra