Reúso de água
O concreto é um dos materiais de construção civil mais utilizado no mundo. Essa enorme aceitação do concreto como um dos mais nobres materiais de construção civil justifica-se pela sua versatilidade, durabilidade e resistência. A cura do concreto é um período delicado na construção civil, é necessário acompanhar a concretagem e todo o seu período de cura para que haja uma cura bem sucedida.
Os resultados obtidos permitiram observar que o tipo de cura adotado influenciou na durabilidade dos concretos em idades avançadas e que a utilização de sílica ativa em substituição ao cimento melhorou o desempenho dos concretos, tanto para a resistência à compressão quanto em relação à durabilidade, independente do tipo de cura empregado. Tanto o tipo de cura utilizado quanto a utilização de sílica ativa afetam a estrutura porosa dos concretos.
2. JUSTIFICATIVA
Para um engenheiro civil, é necessário saber avaliar a resistência à compressão e a absorção capilar de concretos submetidos.
Para acompanhar uma concretagem com sucesso é necessário um estudo técnico do tipo de cura empregado para cada situação, pois o tipo de cura adotado influencia na durabilidade e resistência do concreto.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência à compressão e a absorção capilar de concretos submetidos a diferentes condições de cura normalmente encontradas na prática: cura térmica e cura ao ar. Para essas avaliações, foram empregados concretos produzidos com cimento Portland de Alto-Forno (CP III) sem e com sílica ativa (10% de substituição ao cimento em massa) para cada um dos diferentes tipos de cura utilizados
3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO
Os concretos foram avaliados quanto à resistência à compressão axial nas idades de 1, 3, 7, 28, 90 e 180 dias, e