ANALISE DE A CARTOMANTE
A CARTOMANTE
SINOPSE.
A cartomante é a história de um triângulo amoroso. Depois de anos de distância, Vilela reencontra o amigo Camilo e apresenta-lhe sua esposa, Rita. Paixão, traição e adultério fazem parte desta trama, que tem uma cartomante como personagem chave, que sela o destino dos três. (Machado de Assis)
Para iniciar o conto, o autor trás para o presente os acontecimentos, e em seguida faz valer-se do flashback para apresentar os personagens, espaço e tempo.
A HISTÓRIA.
A história começa pelo meio e é narrada em terceira pessoa, com a presença onisciente do autor, que usa desta onisciência na narração e descrição dos fatos. O uso constante da voz onisciente é importante para dinamizar o relato da historia acentuando os momentos dramáticos do texto e conflitos internos dos personagens, fortalecendo seu epílogo.
CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS NA OBRA
A cartomante:
“Uma mulher de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos sonsos e agudos...”
“Com longos dedos finos, de unhas descuradas...”
“Seu papel é primário, pois está presente e representativo na história.” “É classificada também como antagonista, pois se opõe ao protagonista, sendo uma espécie de anti-herói.”
Camilo:
“Camilo vinte e seis”.
“Era ingênuo na vida moral e prática. Faltava-lhe tanto a ação do tempo, como os óculos de cristal, que a natureza põe no berço de alguns para adiantar os anos”.
“Seu papel na narrativa é de personagem primário, pois está presente e representativo na história.”
Rita:
“Era graciosa e viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina