Relatorio Ensaio de Tracao
Mossoró/RN
Abril de 2015
RELATÓRIO DE ENSAIO DE TRAÇÃO A TEMPERATURA AMBIENTE.
Mossoró/RN
Abril de 2015
1
INTRODUÇÃO
As propriedades mecânicas dos materiais devem ser conhecidas pelo engenheiro de maneira possa projetar componentes de tal maneira que quando em serviço as deformações não sejam excessivas e não causem fraturas.
Segundo Hibbeler (2010, p. 57) essa propriedade é inerente ao próprio material e deve ser determina por métodos experimentais, que por sua vez consiste em submeter o material a ensaios mecânicos de tração ou compressão, para isso faz-se uso de corpos de prova de formas e dimensões especificadas, segundo procedimentos padronizados por normas brasileira e estrangeiras.
Um dos testes importantes é o ensaio de tração, utilizado primariamente para determinar (a temperatura ambiente) a relação à tensão normal média e a deformação normal média em materiais utilizados na engenharia, como o aço por exemplo. Segundo a norma NBR 6892 o ensaio consiste em solicitar o corpo de prova com uma tração, geralmente até a ruptura, durante a execução, o corpo de prova se deforma por alongamento até o momento em que se rompe.
Nesse relatório apresentaremos procedimentos e resultados de ensaio realizado com aço estrutural.
OBJETIVOS
O ensaio de tração realizado pelos alunos visa o aprendizado e familiarização com as medidas e equipamentos empregados durante o ensaio, como também aplicar na prática os conceitos aprendidos previamente nas aulas teóricas de resistência dos materiais, e o relatório é uma forma de expor todos os procedimentos, análises e resultados obtidos com o ensaio.
2
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
•
Corpo de prova: vergalhão aço CA-50 diâmetro nominal 8,00mm;
•
Máquina universal de ensaios, modelo: DL10.000, eletromecânica, micro processada, marca EMIC;
•
Computador com aplicativo para monitorar dados coletados do equipamento; •
Paquímetro;
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para realização