Relatório Ensaio de tração
Relatório sobre o ensaio de tração.
Professora: Flávia Abreu Aluno: Matrícula:
1. Introdução ao Ensaio de tração
O ensaio de tração consiste na aplicação de uma carga crescente em um corpo de prova (CP) especifico até que ocorra a ruptura do mesmo. É um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos sobre as caracteristicas mecânicas dos materiais.
Com este ensaio, podemos afirmar que as deformações que ocorrem no material são uniformente distribuídas ao longo do seu corpo, até que seja atingida uma carga máxima. Quando essa carga máxima é atingida, essa uniformidade termina. É nesse momento que começa a aparecer a estricção, ou seja, a redução da seção transversal do corpo de prova onde ocorrerá a ruptura. A deformação é maior nessa região enfraquecida, e a mesma é usada como medida da ductilidade.
A precisão de um ensaio de tração depende da precisão dos aparelhos de medida que estão disponíveis. A precisão é maior quando as variações de deformação são menores. Caso o ensaio não seja bem conduzido, o erro pode ser grande. Um exemplo disso ocorre caso o corpo de prova não esteja bem alinhado, os esforços serão assimétricos e isso levará a leituras falsas das deformações para uma mesma carga aplicada. Portanto é aconselhável a supervisão de um profissional durante a realização do ensaio.
2. Objetivos
Os objetivos são determinas as seguintes propriedades dos materiais: tensão máxima, tensão no escoamento, deformação na ruptura, tensão na ruptura, módulo de young, carga máxima aplicada e a extensão. Para que os valores no ensaio possam ser utilizados de forma comparativa, é necessária a utilização de uma norma que caracteriza as dimensões do corpo de prova e equipamentos utilizados neste ensaio, utilizaremos as normas estabelecidas pela ANSI (American