Rea Ao E Equilibrio Trabalho De Biologia
Todos os seres vivos possuem irritabilidade, eles são capazes de reagir e sentir estímulos ou as modificações do ambiente.
Nos vegetais estas reações a estímulos são mais lentas do que nos animais, manifestando - se, por exemplo, pelo crescimento do caule em direção à luz ou pelo crescimento das raízes em direção ao solo. Esse fenômeno de irritabilidade vegetal é denominado tropismo.
Outro fenômeno que ocorre em algumas plantas é o Sismonastia ou Tigmonastia, ocorre, por exemplo, na planta sensitiva ou dormideira e na planta carnívora, na dormideira isso ocorre, porque a cada toque que na planta ela recebe isso como uma ameaça, então acontece uma reação, suas folhas se fecham, pois existem células localizadas na base de cada folha, que conseguem perder água rapidamente, alem de existir elementos (Cálcio e Potássio) presentes nessa planta. Isso acontece, pois quando um potencial de ação, que foi gerado pelo estimulo, atinge os pulvinos e causa rápida liberação de potássio e açúcar no apoplasto, fazendo assim há perda de água pelas células motoras e o curvamento das folhas, que se fecham logo em seguida, permanecendo fechas por pouco tempo e depois se abrem novamente. E na Dionaea Muscipula ocorre que quando tocada por algum inseto se fecha para aprisioná-lo e se alimentar dele, ela faz isso, pois suas raízes atrofiadas fazem com que a planta desenvolvesse outra forma de adquirir os nutrientes necessários para sua sobrevivência e por isso ela utiliza a sua capacidade de sismonastia para aprisionar o alimento.
Dormideira ou Sensitiva.
Dionaea Muscipula (Planta carnívora).
O ser vivo ainda se mantém equilibrado, apesar das transformações do metabolismo, isto é, ele não modifica muito sua composição química e as características físicas. Essa propriedade do ser vivo de manter relativamente constante o interior