Recuperação de área degrada
Relatório de Recuperação da área degradada
Ithailane Rocha e Marcus Vinicius
Salvador
2012
Ithailane Rocha
Marcus Vinicius
Relatório de Recuperação da área degradada
Relatório sobre recuperação de área degradada no Parque das Dunas apresentado na matéria de Recuperação de área degradada, no SENAI,Salvador-BA . Professor: Givaldo Reis
Salvador
2012
1. Resumo
Este trabalho busca realizar um levantamento de uma área remanescente de dunas e restingas da APA do Abaeté,que fica localizada entre os bairros de Praia do Flamengo e Stella Maris,no município de Salvador-BA. A área tem aproximadamente 600 Hectares com diversas espécies de Fauna e Flora. Com o passar do tempo a área vem sofrendo com especulação imobiliária e está precisando de um PRAD(Plano de Recuperação de Área Degradada),utilizando o reflorestamento com espécies pioneiras,visando a recuperação da fauna,flora e o belíssimo paisagismo. 2. Introdução O Crescimento populacional é o principal responsável pela degradação das áreas ambientais, causadas por desenvolvimento tecnológico e especulação imobiliária.Isso criou vários pontos negativos em sua integridade,que deve ser recuperada de uma forma correta. O reflorestamento tem que ser analisado e planejado,fazendo a observação da área e implantar as espécies pioneiras para a recuperação,ocasionando a sucessão ecológica que é o nome da sequencia de comunidades até o clímax(Ultimo estagio).
3. Objetivo Geral
O objetivo principal é realizar um grande levantamento ambiental nas dunas e restingas da APA do Abaeté, analisando os processos que ocasionaram a degradação da área e propor uma técnica de reflorestamento para manter a qualidade do ambiente, que é importantíssimo para a população.
3.1.Objetivo