Relatorio de ensaio de tração
(1) INTRODUÇÃO
O Ensaio de Tração é muito utilizado para o levantamento de informações
Básicas sobre a resistência dos materiais e como um teste de aceitação de materiais que se
Faz pelo confronto das propriedades determinadas pelo ensaio e ajustes especificados em
Projeto. O ensaio consiste na aplicação de uma carga uniaxial crescente a um corpo de
Prova especificado, ao mesmo tempo em que são medidas as variações no comprimento.
As especificações quanto à forma e dimensões dos corpos de prova, velocidade de tensionamento, base de medida, etc., são ditadas pela norma técnica correspondente, que no caso de materiais metálicos são a NBR 6152 da Associação Brasileira de Normas
Técnicas.
(2) OBJETIVOS
A caracterização de materiais metálicos permite a obtenção de propriedades importantes destes materiais. Nesta experiência foi utilizado um ensaio de tração para a obtenção das propriedades dos diferentes tipos de metais com o intuito de estudar a melhor aplicação de cada material.
(3) METODOLOGIA
No ensaio de tração, uma amostra do material (corpo de prova) é submetida a um esforço longitudinal (figura 1). As extremidades recebem garras do equipamento de medição. A figura a seguir mostra um arranjo básico e apenas ilustrativo, sem escalas.
[pic]
Figura 1 - Ilustração de um corpo de prova submetido a um ensaio de tração.
Os corpos de prova são confeccionados conforme a norma NBR ISSO 6892.
O ensaio de tração foi realizado numa máquina de operação manual com dispositivos de fixação em forma de cunha, que possibilitam melhor fixação durante o ensaio.
A máquina de ensaios universal faz uma diversidade de ensaios como: Tração, Compressão, alongamento, cisalhamento etc..., bastando apenas mudar o dispositivo de acordo com o teste.
Os materiais ensaiados foram os seguintes: Aço SAE 1020, Aço SAE 1045, Alumínio 6262 T6, Latão 7030 e ferro fundido cinzento.
Após cada ensaio os corpos