Agronomia
Introdução:
O trabalho citado abaixo discorre sobre a anatomia e fisiologia de um bovino, citando o sistema esquelético, sistema muscular, sistema digestório, sistema respiratório, sistema urinário, sistema reprodutor, sobre a anatomia e fisiologia da glândula mamária e como se da a produção de leite dos bovinos.
Sistema Esquelético
Todos os animais possuem um plano corpóreo básico como grandes semelhanças na estrutura do esqueleto, sendo que suas diferenças estão voltadas apenas para as adaptações para seu estilo de vida. O esqueleto animal é constituído por um conjunto de ossos e cartilagens que interligados formam o ‘esboço’ do corpo. Em questão o Sistema Ósseo de um bovino é formado por 188 ossos. Para a surpresa de muitos, os ossos são vivos, os quais são constituídos por estruturas celulares e liquido extracelular calcificado. Os ossos podem apresentar um número variável principalmente nas diferentes espécies existente. O sistema esquelético tem como principal função proteger, sustentar, conformar, produzir sangue no inteiro da cavidade medular, atua como depósito de minerais e íons nas regiões calcificadas e ainda é alavanca para a movimentação. Em relação a sua estrutura óssea é possível verificar a substância compacta, a substância esponjosa, o periósteo, endósteo, medula óssea, além de vasos e nervos.
O osso é divido em epífise e diáfise, a qual a última pode ser denominada discos epifisário ou cartilagem epifisária, é então composto por duas epífises nas extremidades do osso e uma epífise no corpo do osso. O esqueleto animal é divido em três grandes partes, sendo a primeira denominada de esqueleto axial que é composta por crânio, coluna vertebral, costelas e esterno. A segunda parte recebe o nome de esqueleto apendicular membros torácicos e pélvicos, cíngulos escapular e pélvico. E o terceiro e último, chamado de esqueleto visceral, que são os ossos localizados no interior de vísceras. Os ossos