Historia da psicologia
As Influências Anteriores Sobre Psicologia da Gestalt ”Assim como todo o movimento, as ideias contestadoras da Gestalt tiveram origem em conceitos anteriores. A base da posição da Gestalt, ou seja, o enfoque na unidade da percepção encontra-se no trabalho do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1894) que, curiosamente, escrevia os seus livros confortavelmente vestido de roupão e calçando chinelos. Kant alegava que, quando percebemos o que chamamos de objeto, encontramos os estados mentais que parecem compostos de partes e pedaços. Essa idéia é semelhante à proposta dos elementos sensoriais defendida pelos empiristas ingleses e associacionistas. No entanto, para Kant, esses elementos são organizados de forma que tenham algum sentido, e não por meio de processo de associação. Durante o processo de percepção, a mente forma ou cria uma experiência completa. Desse modo, a percepção não é uma impressão passiva e uma combinação de elementos sensoriais, como afirmavam os empiristas e associacionistas, mas uma organização ativa dos elementos, de modo que forme uma experiência coerente. Assim, a mente molda e forma os dados originais da percepção.” (Schultz,2011, p. 321)
A afirmação acima foi retirada do livro Historia da Psicologia Moderna, e ressalta a forma como Kant já nos alertava em relação à maneira como elementos sensoriais organizam os estímulos externos recebidos que mesmo sendo composto de partes, a mente humana através da percepção cria uma experiência completa. Como podemos observar este conceito na pesquisa qualitativa “Brincar um olhar gestaltico”.
Lendo a Pesquisa qualitativa “Brincar um olhar gestaltico” quais foram os pontos que você considerou interessante.
Eu achei alguns pontos interessantes, principalmente a idéia de Kant sobre a percepção da mente em relação aos objetos, do processo de organização e que algumas idéias dele eram parecidas ou tiveram origem com os empiristas ingleses. Só que na concepção de