contabies
Neste trabalho iremos abordar o tema sobre orçamento público, tendo como finalidade o orçamento como instrumento de gestão governamental, sendo bem elaborado com previsões de receitas e estimativas de despesas.
Podemos ver que com o desenvolvimento econômico, considerando-se as receitas arrecadadas através de tributos vindos da população, há de se ter um controle para equilibrar as despesas de acordo com a arrecadação, não podendo haver um desequilíbrio onde as despesas são maiores que as receitas, pois isso iria acarretar um déficit público.
Com o intuito de manter o orçamento o mais real possível as alterações são feitas a cada gestão, com isso percebemos a importância de organizar e controlar o orçamento público, para que não seja desviado para outros fins e deixe de investir nos objetivos especificados no orçamento público melhorando assim a gestão governamental.
1. ORÇAMENTO PUBLICO
1.1 DEFINIÇÃO
O Governo tem como responsabilidade fundamental o melhor nível dinâmico de bem estar à coletividade. Para tanto, utiliza-se de técnicas de planejamento e programação de ações que são condensadas no chamado sistema de planejamento integrado.
Esse sistema busca, principalmente, analisar a situação atual diagnóstico para identificar as ações ou alterações a serem desenvolvidas visando atingir a situação desejada.
Para isto, num plano mais amplo e político-teórico, elaboram-se planos de longo prazo, ou seja, planos que contenham situações desejadas para os próximos dez a quinze anos, no mínimo. Obviamente, partindo do diagnóstico da situação atual, projeta-se para o futuro o que se pretende alcançar em termos ideais.
Para o início de uma determinação mais prática, elaboram-se planos de médio prazo, onde são esboçadas as ações a serem desenvolvidas para os próximos três a cinco anos, geralmente
1.2 DIVISÕES
Para atender às necessidades da população, o Governo mantém, em pleno