contabies
Quando o empresário pensa na expansão de suas atividades econômicas, surge a necessidade de um Plano de Negócio. Para que a iniciativa não se perca por falta de objetividade e consistência, nesse momento é preciso ter clareza sobre sua proposta e quais os argumentos para convencer alguém a entrar com o investimento financeiro necessário, seja uma pessoa da família, em caso de pequenos empreendimentos, seja um novo sócio, investidor ou o gerente do banco, que vai orientar sobre linhas de crédito, capital de giro etc. Assim, o resumo executivo do projeto permite ao leitor perceber o conteúdo exato e dimensionar se a proposta é convincente ou não.
A empresa deve ser apresentada com brevidade, destacando área de atuação, foco principal e missão, nível tecnológico, diferencial competitivo no mercado, além das perspectivas para os próximos anos e oportunidades que vislumbra para justificar o investimento. O objetivo do documento é evitar dúvidas. A missão da empresa deve refletir a razão de sua existência. Toda a estrutura organizacional precisa estar detalhada, para saber como funciona ou funcionará a área comercial, administrativa, técnica etc., relacionando a área de competência de cada sócio ou potenciais sócios nesta estrutura e suas atribuições.
No caso de empresa relacionada a produtos e serviços, o projeto deve descrever com precisão as principais características do que é ou será produzido, para que se destina, como é o processo industrial, os recursos utilizados e fatores tecnológicos envolvidos, público consumidor etc. Se a empresa já existe e é intensiva em tecnologia, apontar o diferencial em relação às concorrentes e seu plano de atualização, bem como as perspectivas futuras, deixando evidente se o ciclo de vida da estrutura produtiva atual está em boa forma ou já atingiu o limite de sua capacidade de competir. Ao investidor, é fundamental saber se a empresa está atualizada, para dimensionar o quanto precisará desembolsar e ponderar riscos.