FICHAMENTO DE DIREITOS HUMANOS
Texto: Argumentos para o debate no Serviço Social
O Artigo pretende dialogar com possíveis lacunas existentes nos debates sobre os Direitos Humanos desenvolvidos na atualidade pelo Serviço Social. O debate dos Direitos Humanos constitui-se em importante instrumento de denuncia dos limites da sociabilidade do capital.
O diferencial fundamental entre distintas concepções
Há um constante avanço da categoria no tratamento do tema dos Direitos Humanos, mas que ainda é necessário um maior e mais amplo debate na relação que estabelece com o exercício da profissão dos Assistentes Sociais.
Aspectos Históricos e Conceituais
Existência de distintas concepções dos Direitos Humanos em disputa na sociedade.
A partir de uma concepção Liberal e Contemporânea, é necessária a atualização das concepções de direitos humanos dialeticamente.
Visão de caráter liberal dos Direitos Humanos
• Direitos habitualmente classificados como liberais -direitos civis e políticos, liberdades de dimensão individual- são sistematicamente desrespeitadas em nome da necessidade maior de acumulação do capital.
Visão de caráter temporal dos Direitos Humanos
• Destacando um ponto reflexivo do artigo a partir de um contexto histórico: A burguesia da revolução francesa, que representava e lutava naquele processo revolucionário por liberdade, igualdade e fraternidade em seu principio, tendo influência universal e incorporada ao socialismo e ao comunismo modernos, mas burguesia deixou de ser a classe revolucionária, rompendo com a ideia de progresso social em detrimento das vantagens que a organização societária capitalista lhe conferia.
Visão Marxista:
Distinção entre Emancipação Política e Emancipação Humana; Liberdade e igualdade como direitos humanos “universais” numa sociedade que impera a exploração assalariada privilegia a classe dominante (detentora da propriedade privada e do capital)
A evolução do debate acerca dos