procura de exemplos
Autores
João Sousa nº 376
Povoação, 2014
Índice
Conteúdo
O que é a Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política que teria sido impulsionada pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI. O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspetos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.
Características da Globalização
Homogeneização dos centros urbanos; Expansão das empresas para fora dos limites territoriais; Evolução tecnológica; Reorganização geopolítica do mundo; Cultura de massas e supostamente universal.
Fases da Globalização
1º Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, redes de comunicação, avanços tecnológicos na navegação.
2º Fase: Revolução industrial (Séc.XVIII). Advento da indústria, urbanização, novas técnicas de produção (aumento da produção) 3º Fase: Atualidade. Empresas multinacionais, produtos modernos e tecnologicamente avançados.
Fatores que levaram a globalização
Os fatores que levaram a Globalização foram os seguintes: Aumento dos fluxos migratórios; O turismo;
O aumento das trocas comerciais entre países; As empresas transnacionais - motor da mundialização e da globalização cultural; A maior abertura dos mercados – Liberalização económica;
O que é globalização cultural? Cultura é um conceito bastante complexo, no entanto é basicamente o conjunto de