Bom trabalho
1 – INTRODUÇÃO
A economia é a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens e serviços e distribuí-los entre os diferentes indivíduos (Samuelson). O objectivo é perceber um conjunto de relações que se estabelecem entre os indivíduos, as empresas e os países.
Embora muitas transações impliquem, de facto, a utilização de dinheiro isso não significa que não existam relações económicas sem dinheiro. Por exemplo, a troca direta não tem dinheiro envolvido e é claramente uma transacção económica. Mas a Economia também pode ser aplicada ao estudo de outros fenómenos sociais que, à primeira vista, não pareceria possível. Por exemplo, a criminalidade, a fertilidade ou vários outros comportamentos humanos. O grande precursor desta corrente foi Gary Becker, da universidade de Chicago. O seu mais conhecido discípulo, também de Chicago, é atualmente Steven Levitt, um dos dois autores do best-seller Freakonomics.
No fundo, a Economia pretende responder a questões como o que produzir, como produzir e para quem produzir. Para isso, estuda em concreto questões como: - mercados financeiros
- diferenças entre rendimento e riqueza dos países
- ciclos económicos
- comércio internacional
- políticas públicas
- comportamento das empresas e dos indivíduos
Existem dois conceitos fundamentais que estão por detrás de muito da teoria económica: 1) Escassez: sem escassez a Economia não fazia sentido, se os recursos fossem ilimitados, os preços seriam iguais a zero
2) Eficiência: implica que, com os recursos e a tecnologia existentes, a economia produza a maior combinação possível de quantidade e qualidade de bens e serviços (a economia está a produzir de forma eficiente quando não é possível melhorar o bem-estar de um indivíduo sem piorar o de outro – o chamado ótimo de Pareto)
A teoria económica divide-se em dois grandes ramos, uma distinção que nasceu a partir dos anos 30 com os trabalhos de