trabalhos bons
Função: Psicologia do trabalho
Apostila 3 PERSONALIDADE
Etimologia, Conceito, Fatores Formativos, Componentes
1 - Etimologia
A palavra Personalidade deriva da palavra latina persona que significava máscara. O uso desta expressão vem dos tempos gregos antigos. No teatro daquela época era comum os atores utilizarem máscaras que representassem as personagens que iriam representar: o vilão, o apaixonado, a malvada.... Assim, o rótulo que a máscara outorgava de certa forma era adequado por propiciar ao público um fácil entendimento das condutas das personagens.
2 - Conceito
Personalidade é o conjunto de características psicofísicas que determinam a forma de pensar e se comportar peculiar a cada pessoa.
Ela é fruto de uma organização progressiva do ser humano e evolui de acordo com a organização interna do indivíduo.
Desde que o homem é homem existiu uma tentativa de entender o porquê das pessoas se comportarem da forma como o fazem. Perseguindo esse objetivo a psicologia nasceu e se desenvolveu com uma de suas aplicações muito bem delineadas – explicar o comportamento desviante, o problemático ou comportamento anormal. Através do entendimento do comportamento anormal seria possível o entendimento do comportamento dito normal. Alguns psicólogos partidários das teorias da personalidade começaram também a questionar a ideia da imutabilidade da personalidade já que conviviam com um fato bastante familiar a todos os cidadãos: as pessoas mudam seus jeitos de se comportar ao longo da vida.
3 - Fatores Formativos
A personalidade não é a simples soma ou justaposição de elementos, mas um todo organizado e individual, produto de fatores biopsicossociais.
De um modo geral, consideram-se três fatores que contribuem decisivamente para a formação da personalidade: herança genética, meio ambiente e a própria pessoa. Sendo a personalidade o que distingue uma pessoa da outra, a mesma encontra-se apoiada em herança