Geografia
É muito antiga a preocupação do homem em conhecer o meio no qual se desenrola sua vida, algumas vezes por curiosidade, outras com fins econômicos ou políticos. A abordagem sistemática do conhecimento da Terra é precisamente o objetivo da geografia, disciplina cujo nascimento pode ser situado na própria origem do homem, embora só tenha alcançado a categoria de ciência com o florescimento da civilização grega.
Geografia é o estudo da superfície da Terra. Sua denominação procede dos vocábulos gregos geo ("Terra") e graphein ("escrever"). A superfície terrestre, que compreende a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera, é o habitat, ou meio ambiente, em que podem viver os seres humanos.
Evolução da geografia
A Geografia evolui para a análise e interpretação dos acontecimentos naturais que modelam a superfície terrestre. Estuda as causas que produzem categorias de relevo e a permanente transformação das formas superficiais pelos agentes do envoltório atmosférico. Também novos paradigmas marcam profundamente os estudos dos processos demográficos e das práticas econômicas. A Geografia atual é multidisciplinar, sistêmica e interativa. O território, os ambientes naturais e a sociedade formam um complexo de conexões que identificam realidades geográficas. A geografia passou por vários processos de estudos e adaptações até chegar a ser considerada como ciência, passando também por processos de adaptações e estudos no período de desenvolvimento como ciência. Vários foram os pensadores que contribuíram para com esse processo, com o desenvolvimento de estudos e teorias, defendendo um ponto de vista ou reformulando outros, possibilitando a geografia desenvolver ramificações de estudos específicos, trazendo o estudo de processos específicos dentro da geografia e contribuindo para seu desenvolvimento como ciência. A geografia possibilita estudarmos o mundo em que vivemos e como nos relacionamos dentro desse processo, em sociedade, com o meio