consumo de moda
Nome: Amanda Machado Novaes
Prof: Marcus Vinícius S. Santos
Matéria: Pesquisa de Moda
Fichamento
Livro Consumo de Moda
Relação pessoa – objeto
Ana Paula de Miranda, editora Estação das Letras e Cores
“O estudo do consumo é essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing bem- sucedidas, principalmente o estudo consumo de moda porque esta se interpõe entre o objeto e o seu usuário, em uma rede de sentidos, por meio de imagens e de palavras”. (p 14)
“Entende-se o comportamento de consumo como o estudo ‘dos processos onde os indivíduos ou os grupos selecionam, compram, usam, ou dispõem de produtos, de serviços, de ideias, ou de experiências para satisfazer a necessidades e a desejos’ (SALOMON, 1986, p. 7)”. (p 14)
“Como uma das maiores formas visíveis de consumo, o vestuário desempenha papel significativo na construção social da identidade. É uma linguagem silenciosa em que os indivíduos se comunicam mediante o uso desses símbolos visuais ou não – verbais. Lurie (1981) contribui afirmando que as roupas constituem uma linguagem visual completa, com gramática, sintaxe e vocabulário próprios”. (p 16)
“O consumo é visto como uma forma material de construir identidades: nós nos tornamos o que nós consumimos”. (p 18)
“Produtos são providos de significado na sociedade. Consumidores compram produtos para obter função, forma e significado”. (p 19)
“Numa abordagem mais contemporânea sobre o comportamento do consumidor, Solomon (1996) considera o comportamento de consumo como mais que comprar coisas; esse estudo mostra como ter (ou não ter) coisas afeta a vida das pessoas e como as pessoas influenciam os sentimentos destas sobre elas mesmas e sobre uma em relação a outra”. (p 22)
“A construção da identidade pessoal se dá mediante o uso da identidade de marca, construída a partir de uma projeção de imagem ideal que leva as pessoas a se apaixonarem por uma marca, pois nela verão a si mesmas como um