Consumo controlado de açúcares
Curso: Medicina / Turno: MANHA / Bloco: F/ Sala: 105
Disciplina: Química Analítica
Professora:Diego de Carvalho
RESUMO
Aluna: Camille sousa
Teresina, 16 de setembro de 2012
A importância do consumo controlado de açúcares como um dos fatores que podem contribuir para um bom funcionamento do sistema bioquímico na promoção da saúde.
“Se os governos querem cuidar da saúde pública, então as autoridades deveriam controlar o consumo de açúcar da mesma forma que controlam o consumo de cigarro e de álcool”. A afirmativa contundente é de um grupo de três cientistas da Universidade da Califórnia (EUA), em um artigo publicado nesta quinta-feira na conceituada revista Natura, segundo os cientistas, o açúcar está alimentando uma epidemia global de obesidade e contribuindo para 35 milhões de mortes todos os anos, causadas por doenças não transmissíveis, como diabetes, doenças do coração e câncer.
O alto consumo de açucares, especialmente a frutose, encontrados em alimentos pré-cozidos, refrigerantes e doces, envolve não só o consumo de “calorias vazias”, que nos fazem engordar, mas também altera o metabolismo e sinais hormonais, aumenta a pressão arterial e prejudica diretamente o fígado. Doenças crônicas como diabete, câncer e problemas de coração já são as maiores causas de morte no mundo e estão diretamente ligadas ao consumo de álcool, cigarro, gorduras e açúcar.
O pesquisador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Lício Augusto Velloso explica que, quando ingerimos o açúcar, o nível no sangue sobe muito rápido e faz com que as células do pâncreas tenham que responder rapidamente, produzindo muita insulina. “Como resultado, pode desenvolver resistência à insulina e levar à falência das células que produzem a substância, aumentando a predisposição para