A importancia do consumo controlado de açucares
Os carboidratos, glicídios ou açucares como são denominados comumente, são as macromoléculas mais abundantes na natureza e indispensáveis para o nosso organismo. Caracteriza-se pela principal fonte e armazenamento de energia no nosso organismo, assim como importância nas indústrias, farmacêuticas e alimentícias, de acordo com as ultimas pesquisas cientificas.
Por exemplo, a glicose, quando nós ingerimos uma alta quantidade, o nosso organismo utiliza o que necessita e o excesso é armazenado no fígado e transformado em glicogênio, outro tipo de carboidrato. Quando ocorre excesso de glicogênio no fígado ele é quebrado e mandado para a corrente sanguínea, consequentemente aumentando os níveis de glicose no sangue. Essa simples explicação resume a importância dos açucares no nosso organismo, porém mostra de forma resumida que devemos tomar cuidados básicos no consumo de açucares, pois se consumidos exageradamente ou de maneira nenhuma podem trazer sérios riscos a saúde.
O alto consumo de açucares, especialmente a frutose, encontrados em alimentos pré-cozidos, refrigerantes e doces, envolve não só o fato de nos fazer engordar, mas também altera o metabolismo e sinais hormonais, aumenta a pressão arterial e prejudica diretamente o fígado. Doenças crônicas como diabete, câncer e problemas de coração já são as maiores causas de morte no mundo e estão diretamente ligadas ao consumo de álcool, cigarro, gorduras e açúcares. O fato de que muitas doenças, genéticas ou adquiridas, decorrem de defeitos no metabolismo de carboidratos é outro forte estímulo para o estudo desses compostos.
A doença mais conhecida relacionada aos carboidratos é o diabetes, decorrente de fatores hereditários e ambientais, que levam a uma deficiência na produção ou a uma incapacidade de ação da insulina. Nos portadores, a quantidade de glicose no sangue aumenta, comprometendo vários órgãos e os sistemas renal, nervoso e