Construção do Conhecimento
DEPARTAMENTO DE SECRETARIADO EXECUTIVO
INTRODUÇÃO AO SECRETARIADO
Prof. MSc. Francisco Raimundo Sousa
ALUNA: Rejania Oliveira Marques
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO 1: Construção do Conhecimento
Tema: Conhecimento
O conhecimento é o resultado da busca por respostas as questões da mente do homem, questões estas que às vezes não são apenas de alguns, mas de todo um coletivo, ou seja, de toda uma sociedade que muitas vezes busca através dessas respostas resolverem problemas de seu meio comum. Conhecimento é a capacidade do ser humano para compreender por maio da razão a natureza, as qualidades e as relações das coisas, é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou noção de alguma coisa.
O processo de conhecer se dá através dos nossos sentidos, percepção, e conhecimento, sendo que cada um deles tem sua função nesse processo de conhecer, e existem para como forma de solução de problemas próprios e comuns a vida.
No texto percebemos que existem quatro pontos principais da busca do conhecimento; que são eles.
O conhecimento empírico, que adquirimos nosso dia-a-dia, no trato direto com as coisas e os seres humanos. O homem, ciente de suas ações e do seu contexto, apropria-se de experiências próprias e alheias acumuladas no decorrer do tempo, obtendo conclusões sobre a “razão de ser das coisas”. É, portanto superficial, sensitivo, subjetivo.
O conhecimento Filosófico é o conhecimento que se baseia no filosofar, na interrogação como instrumento para decifrar elementos imperceptíveis aos sentidos, é uma busca partindo do material para o universal, exige um método racional, diferente do método experimental (científico), levando em conta os diferentes objetos de estudo.
O conhecimento teológico, adquirido a partir da aceitação de axiomas da fé teológica, é fruto da revelação da divindade, por meio de indivíduos inspirados que apresentam respostas aos mistérios que permeiam a mente humana, “pode ser dados da vida futura, da natureza e da existência do