Construção do Conhecimento
A construção do conhecimento humano alicerça-se nas experiências cultural e social do homem, a partir de sua concepção de mundo. Diante da análise (dos estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon), ficou claro que a influência dos meios social, histórico e cultural contribui significativamente no processo de desenvolvimento do indivíduo. Na infância nós educadores temos um papel importantíssimo para a construção e o desenvolvimento das crianças, onde devemos observar, analisar e
buscar informações para o desenvolvimento
infantil, as crianças é dotada de desejos, vontades e sentimentos próprios que começam a
se
desenvolver
desde
o
nascimento.
Ao
longo
da infância, ocorre o período em que o brincar torna-se uma aprendizagem de grande valia, que sucessivamente, fazemos novas construções.
Existe outro fator de grande importância, que é alimentação. A criança com uma boa alimentação, com todos os nutrientes, na quantidade adequada, brinca mais, aprende com mais facilidade na escola, cresce e se desenvolve melhor. A criança necessita de uma alimentação equilibrada, ou seja, que tenha potencialmente condições de fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e a manutenção do organismo.
O desenvolvimento social da criança passa por fases, que é caracterizada por aspectos que influenciam no desenvolvimento infantil fazendo com que a criança sinta que é parte do processo de interação social.
Enquanto educadores devemos sempre buscar novas respostas, para todo tipo de assunto, seja ela social, nutricional, psíquico, moral etc. Como infelizmente tem crianças que passam por bullying, que é um problema social e, quando adulto se tornam revoltados, por isso devemos amenizar, normalizar a classe, gerar empatia e, somente aí, poderá trabalhar o conteúdo que quiser, prevenir e combater o bullying são responsabilidades de toda a comunidade escolar, envolvendo funcionários, professores, diretoria,