Construção de valores
“Valores”
Janeiro de 2011
1- JUSTIFICATIVA
(Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32) e o artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) referencia a educação baseada em valores ao determinar que os conteúdos curriculares da educação básica devam observar as seguintes diretrizes: “A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”.) Sendo assim, entendemos que a cidadania não deve ser construída somente por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros ou nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar e estendido ao lar de cada um de nossos alunos. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos nós educadores. Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto.
2- OBJETIVOS
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
> Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável dentro e fora da sala de aula;
> Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras;
> Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro (Perceber a importância do