Noções de valores na construção da cidadania
A discussão sobre os valores e como estes estão articulados a sociedade, se mantém em posição de destaque, visto que a sua compreensão é bastante importante para o bom funcionamento da sociedade como um todo.
Para tanto, buscaremos o entendimento dos valores como tendo uma importância inquestionável para o bom desenvolvimento de qualquer sociedade, sendo a partir de um conjunto de valores que uma pessoa entende o que seja certo ou errado e toma decisões.
Neste estudo buscaremos também demonstrar que a sociedade capitalista contribui para a ausência de alguns valores determinantes na formação do indivíduo e dos grupos e, porque se fazem necessárias políticas públicas voltadas para o esclarecimento da sociedade em relação à diversidade e que valorizem as diferenças, sendo que só assim poderam ser formados verdadeiros cidadãos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A IMPORTÂNCIA DOS VALORES NA SOCIEDADE
De acordo com o antropólogo Clyde Kluckhohn, no livro Um Espelho para o Homem, valor é “uma concepção do desejável explícita e implícita, característica de um indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção dos modos, meios e fins da ação”. Ou seja, os valores refletem nossas atitudes e pensamentos e orientam nossas ações. Eles são os responsáveis pela manutenção da ordem entre as pessoas, pois é a partir de um conjunto de valores, ou padrões que uma pessoa entende o que seja certo ou errado e toma decisões.
Percebe-se facilmente o grau de nocividade que há num grupo social em que não existem determinados valores, principalmente quando esses fazem parte da formação do caráter do indivíduo. Uma sociedade sem valores, segundo Émile Durkheim é uma sociedade "em estado de anomia” e leva o ser humano ao desespero e diante dessa linha de raciocínio, Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, da religião e do suicídio .
Nessa época surgiam novos valores e os tradicionais eram rompidos e diante dos problemas observados e estudados por Durkheim, ele resolveu