Micro e macroeconomia
Microeconomia
O que significa? A Microeconomia, ou teoria dos preços, analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercados específicos..
A teoria microeconômica divide-se em: Análise da demanda
Análise da oferta
Análise das estruturas de mercado
Teoria do equilíbrio
A Importância da microeconomia na Analise econômica A análise microeconômica, ou teoria dos preços, como parte da ciência econômica, preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. O estudo microeconômico procura responder também, a questões aparentemente triviais; como por que, quando o preço de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cair, representa uma ferramenta útil para estabelecer políticas e estratégias, dentro de um planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas.
A microeconomia, tal como a macroeconomia, é um método fundamental de análise à economia enquanto sistema. Examina o comportamento dos agentes (tais como os agregados familiares e as firmas) e as suas interações em mercados específicos, considerando a escassez de recursos e a regulação governamental.
Para as empresas, a análise microeconômica pode subsidiar as seguintes decisões:
a) política de preços da empresa;
b) previsões de demanda e faturamento;
c) previsões de custos de produção;
d) decisões ótimas de produção (escolha da melhor alternativa de produção, isto é, da melhor combinação de fatores de produção);
e) avaliação e elaboração de projetos de investimentos (análise custo - benefício da compra de equipamentos, ampliação da empresa);
f) política de propaganda e publicidade (como as preferências dos consumidores podem afetar a procura do produto);
g) localização da empresa (se a empresa deve situar-se próxima aos centros consu¬midores ou aos centros fornecedores de