A construção de Valores
O Brasil está passando por uma crise muito grande de desvalores, de falta de ética, de passividade, de contra-valores. Por isso, hoje, fala-se muito em cidadania e ética estes temas são marcantes no debate educacional brasileiro. Porém este discurso está empobrecido de experiências concretas e fatos reais que dêem resultados positivos. Muitos professores hoje ficam atônitos em face desta crise que invadem o universo social e o ambiente escolar.
Algumas escolas estão, às vezes sem perceber ou planejar, trabalhando valores. Só que muitos professores ainda se utilizam desse recurso esporadicamente – quando surge oportunidade. Mas será que desta forma iremos conseguir mudar essa situação e contribuir realmente para a construção da “cidadania”, palavra em voga no circulo educacional? Será que percebemos que através da construção de valores estaremos contribuindo para a construção da cidadania?
Na verdade, poucos professores, ao planejar suas aulas, reservam espaço para trabalhar e discutir temas importantes (amor, respeito, diálogo, justiça, paz, amizade, solidariedade...) para a construção dos valores. Às vezes, o fazem quando surge oportunidade através de um filme, um texto, um comentário. Mas para surtir efeito, isso deveria ser mais sistemático.
Diante de toda essa situação, nos vêm um questionamento. Será que cabe à escola empenhar-se nesta missão de construção de valores morais? Mesmo reconhecendo tratar-se de uma questão polêmica, os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ética, p.73) nos dão essa resposta “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...”
Este projeto visa contribuir para, mesmo que minimamente, lançar luz sobre uma concepção de educação crítica e transformadora que tome a construção de valores como possibilidade de construção da cidadania.
1- OBJETIVOS
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a importância dos valores, que devem ser ensinados e partilhados desde a mais tenra idade,