Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante
O pensamento medieval tinha como formação política o feudalismo, no qual dava poder absoluto ao rei. Ele não podia ser questionado, dominava a economia e toda a riqueza do reino. Era uma política totalmente autoritária.
Em relação à religião, o renascimento trouxe o uso do humanismo e da razão, a qual diziam que a razão era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo).
O pensamento medieval utilizava a religião e o clero para ajudar no comando e organização da população, ameaçando-as com ordens e meios, que se não fossem seguidos iriam levar a pessoa ao inferno.
Foto de perfil do usuário romulomoro Romulomoro Ambicioso , 08.06.2013 Avaliar: 5, Votos: 1
Denunciar!
Adicionar comentário
Escrever comentário
Os renascentistas pensavam que o HOMEM era o centro de tudo, a idéia do Antropocentrismo, idéia renascentista.
Logo os ''medievais'', pensavam que DEUS era o centro de tudo, os homens medievais pensavam que tudo o que acontecia, era o resultado da vontade de Deus.
O antropocentrismo criou o Humanismo, o individualismo, o naturalismo, o Hedonismo e várias outras teorias renascentistas.
Os povos medievais eram aliados a igreja que se opunham aos pensamentos antropocêntricos, e claro também se opunham aos pensamentos renascentistas.
Você já ouviu falar em Michelângelo, Leonardo Da Vinci, Rafael Sanzio.Bem acho que conhece ''As tartarugas ninjas'', bem os nomes das ''tartarugas'' são esses.
Esses artistas