Renacimento
Foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna.
Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante à política e à religião
Em relação à política, as mudanças estabelecidas foram o fim do feudalismo e a implantação do absolutismo monárquico. A burguesia surgiu e tinha poder econômico. Eram quem financiava os movimentos renascentistas. Em relação à religião, o absolutismo tinha por direto o poder de exercer maior influencia que a Igreja católica. Nesse momento, as contestações a tais crenças estavam em conflito. O cristianismo não era mais a tese de tudo e o homem foi colocado como centro de tudo, a isso se deu o nome de antropocentrismo e a posição dada a Deus foi à ideia de que este não seria o criador de tudo e todas, mas apenas uma força positiva presente na natureza e só.
Embora divergentes, as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum. Cite dois dele e comente-os.
Os renascentistas pensavam que o HOMEM era o centro de tudo, a ideia do Antropocentrismo, ideia renascentista.
Logo os ''medievais'', pensavam que DEUS era o centro de tudo, os homens medievais pensavam que tudo o que acontecia, era o resultado da vontade de Deus.
Em que situações ouvimos a expressões maquiavélico e maquiavelismo?
Ouvimos esse tipo de expressão sobre uma pessoa que é manipuladora, que não mede o meio para conseguir um certo fim, uma pessoa duas caras, falsa. etc.
Explique em que consiste a ruptura da obra maquiaveliana em ralação a tradição política.
Ele desvinculou a política da religião e da moral.
Segundo O pincipe, toda cidade esta dividida em dois desejos opostos. Que desejos são esses? Explique-os.
Dois desejos que tem ideias contrária ou seja uma bate de frente com a outra.
Qual é, para Maquiavel, o ponto de partida da politica?
O ponto de partida para ele é a divisão social entre