Construção conceitual
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ENSINO DE GEOGRAFIA
ALUNA: VALLESKA BARBOSA FERREIRA DOS SANTOS
CONSTRUÇÃO CONCEITUAL
A escolarização no Brasil é obrigatória a partir dos seis anos de idade, ao ingressar no Ensino Fundamental I, a criança pode ter passado ou não por creches ou escola de ensino infantil, o conhecimento da criança é construído ao longo do tempo escolar com base em seu contexto vivencial.
Na geografia os conceitos básicos a serem ensinados são os de espaço, escala, tempo e representação, com a finalidade de uma visão mais simples possível para que se tenha uma noção sobre o que seria, o funcionamento de cada uma delas.
O espaço seria a localização de objetos, pessoas, elementos detalhados sobre o espaço, e pode ser trabalhado pelo professor com o uso de brincadeiras fora da sala de aula, como a amarelinha para trabalhar a posição do próprio corpo, além de noções básicas como lateralidade, e dentro de sala de aula com mapas de guias turísticos para trabalhar localização, nomes dos lugares, maquetes que podem ser construídas por eles para projetar o espaço real.
A escala é dividida em duas abordagens a percepção da abrangência de um fenômeno no espaço geográfico e á percepção da dimensão quantificada. Pode trabalhar a diferenciação de tamanhos, cores, formas, tonalidades, seriação, medir distâncias.
O tempo tem como base o que é vivido e percebido pela criança no decorrer do seu dia como os dias, meses e anos. A primeira abordagem escolar do tempo ocorre no Ensino Infantil com os horários e as rotinas, esperando que ao longo do currículo até o ensino fundamental esse conhecimento seja adquirido. Pode ser trabalhada também pelo professor a construção de conceitos abstratos como o ritmo, duração, momento, ciclo e escala de tempo, utilizar a história da vida da criança para fazer uma organização de linha temporal desde o seu nascimento até o dia atual, para isso pode optar