muito ´to
Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina em março de 2003.
2.5.1- Mapa Conceitual: Uma ferramenta de Aprendizagem Significativa O Mapa Conceitual foi desenvolvido por Joseph Novak na década de 70 com o objetivo de contribuir para que os alunos aprendessem a aprender1, contribuindo, portanto, para a aprendizagem significativa. Trata-se de um esquema representativo de uma estrutura de conceitos que se relacionam de forma significativa para compor proposições. Entenda-se uma proposição como uma unidade semântica composta, de pelo menos, dois conceitos chave intermediados por uma palavra de ligação.
Baseado na concepção de que a aprendizagem significativa decorre da relação de uma idéia ou conceito com outra(o) idéia (conceito) mais geral, a fim de constituírem novos significados preposicionais, hierarquicamente organizados, segue-se que os conceitos mais amplos e inclusivos, em geral, situam-se na parte superior do mapa e os conceitos mais específicos, menos inclusivos são dispostos, sucessivamente, em níveis inferiores de especificidade.
Dessa forma, o mapa de conceito vem a ser um recurso esquemático para identificar as construções de significados tanto por subordinação como por superordenação, além de permitir interações transversais ou cruzadas entre os elementos chave de eixos hierárquicos distintos, reconciliação integradora das idéias e proposições expostas, como forma de “releitura” em sentidos opostos (de cima para baixo e vice-versa). Ver figuras 7 e 8.
Portanto, o mapa conceitual se aplica como ferramenta exemplar para a reprodução da teoria de aprendizagem significativa de