Construindo os princípios necessários a interdisciplinaridade: parceria
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA
Disciplina: Temas Transversais
Professora: Angélica Cosenza
Tutora a distância: Roney Polato de Castro
Pólo de Boa Esperança
Cleusa Maria da Costa
Joane Oliveira Veiga Santos
Lidiani de Souza Alves
Rosiléia Silva Bernardes
Construindo os princípios necessários a interdisciplinaridade: Parceria
A interdisciplinaridade é um processo fundamental na prática pedagógica atual. É a interação entre duas ou mais disciplinas, assim as parcerias entre as disciplinas são fundamentais podendo levar ao aluno uma visão integrada sobre o assunto e a dimensão em vários ângulos. A importância de trabalhar projetos envolvendo várias disciplinas faz com que as aulas tornem-se mais agradáveis, os alunos mais interessados e produtivos, o que facilita o aprendizado. Neste processo o professor como mediador do conhecimento, não deve tratar cada disciplina isoladamente, pois assim voltará á educação bancária, tecnicista, onde apenas era transmitido o conhecimento em aulas muito teóricas sem criatividade e principalmente sem se preocupar com o desenvolvimento crítico do aluno. O docente hoje tem que ter a visão de que uma disciplina depende da outra para o seu desenvolvimento.
Aliado a interdisciplinaridade os temas transversais atravessam as disciplinas curriculares possibilitando uma relação entre aprender na realidade e da realidade de saberes teoricamente sistematizados e as questões cotidianas na prática educativa. Os temas transversais perpassam os diferentes campos de conhecimentos, devem estar ligados a sociedade e a humanidade, ou até mesmo aos conflitos que nela ocorre procurando melhorá-la. A interdisciplinaridade e a transversalidade são fundamentadas na melhoria do aprendizado e na realidade do aluno.
O princípio de parceria está implícito nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Pois a interdisciplinaridade é considerada uma nova postura diante ao